Elaine Delegredo, arquiteta entrevistada

Expansão Planejada: Sua escola está crescendo errado? Veja como evitar um ambiente cheio de “puxadinhos”

Na hora de expandir espaços em um imóvel, o planejamento deve ser sempre a primeira etapa. Entretanto, devido ao receio do custo, ao tempo limitado ou à falta de conhecimento sobre a importância desta etapa, é comum que os responsáveis pelo local decidam ir direto para a construção.

Isso acaba gerando os famosos “puxadinhos”, que criam espaços desordenados, trazendo inúmeros problemas de curto, médio e longo prazo.

Na arquitetura escolar, proceder dessa forma é um risco de segurança, de investimento e até de reputação.

Nossa arquiteta especializada, Elaine Delegredo, respondeu a uma entrevista onde ela fala tudo sobre o assunto. Abaixo, você confere a entrevista na íntegra.

Entrevista com Elaine Delegredo, arquiteta especializada em arquitetura escolar

O problema da “colcha de retalhos”

Elaine, você já mencionou, em outra ocasião, que uma gestora descreveu a escola dela como uma “colcha de retalhos”. Você pode contar como foi essa conversa e o que chamou sua atenção naquele caso?

O que me chamou a atenção foi que ela disse que vê nossos posts e que o sonho dela seria ter uma escola igual às que postamos, e não uma colcha de retalhos. Me chama a atenção o fato de eles pensarem que o cliente chega até nós “impecável”, mas na verdade a maioria é colcha de retalho.

 

Na sua experiência, por que tantas escolas acabam crescendo dessa forma, cheias de puxadinhos e improvisos?

Acredito que 90% começa através de um sonho de uma professora, e geralmente dá certo. Entretanto, como não tem um planejamento estratégico de crescimento, eles são obrigados a crescer e inserir novas salas para os anos seguintes onde for possível. Os gestores acabam não fazendo um projeto arquitetônico pois não querem investir, e no final, acontece a colcha de retalhos.

 

Existe algum sentimento recorrente dos gestores quando percebem que o espaço virou um quebra-cabeça desconexo?

Sim, eles se sentem “inferiores”, como se suas escolas não estivessem no mesmo nível das mais planejadas.

 

Quais são os principais impactos negativos desse modelo de expansão improvisada?

O espaço físico mostra quem é a escola. A percepção é que, se ela tem uma boa estrutura, bem organizada e sem puxadinhos, todo o restante seguirá a mesma linha de qualidade, ou a falta dela.

 

Quando a escola já está cheia de anexos improvisados, ainda existe solução ou é necessário refazer tudo?

Para tudo existe solução. Refazer tudo, jamais.

 

O que é um plano diretor arquitetônico e como ele evita esse tipo de problema?

Digamos que é uma estratégia a ser seguida em conjunto com  a estratégia de crescimento da escola. Simplesmente planejar. O projeto não precisa ser executado em sua totalidade. O importante é que quando for executar, seja da forma correta.

 

Qual é o momento ideal para contratar um arquiteto especializado em escolas?

Quando o pensamento de ampliar, expandir ou reformar vier à cabeça, já é o momento certo de procurar um profissional. O arquiteto indicará as possibilidades e viabilidades, deixando claro o que é possível fazer.

 

Gestores costumam achar que contratar arquiteto encarece a obra. Como você responde a essa preocupação?

Pelo contrário. Com o projeto, toda a obra segue um planejamento claro, evitando retrabalho, desperdícios e problemas que poderiam surgir justamente devido à falta de um projeto. Além disso, o arquiteto faz o projeto apenas uma vez, de maneira correta, satisfatória e precisa. Então, o investimento é feito uma única vez.

 

O que significa “unidade visual” dentro da arquitetura escolar e como ela transforma a percepção do ambiente?

A unidade visual é um conjunto de soluções harmoniosas que representam a escola e transformam os ambientes de modo a causar sensações nos alunos—animação, tranquilidade, concentração, euforia—tudo depende do que é projetado e solicitado pela escola.

 

De que forma ações arquitetônicas podem reorganizar fluxos de circulação e melhorar o dia a dia da escola?

A análise do espaço e do fluxo lógico estão totalmente interligadas para manter a melhor circulação. Através do estudo das plantas da escola, traçamos um fluxo lógico que proporcione melhor organização e visibilidade aos alunos.

 

Uma reforma pode acontecer com a escola funcionando? Como vocês lidam com isso?

Sim, mas deve haver adaptação na logística de utilização de espaço dos alunos. Além disso, serviços de barulho intenso ou cheiro forte devem ser programados para dias sem aula.

Decisão

Quando uma escola percebe que está virando uma colcha de retalhos, por onde ela deve começar?

A primeira etapa deve sempre ser contratar um profissional para avaliar a situação.

 

Quais são os erros mais comuns de escolas que tentam resolver isso sozinhas, sem acompanhamento especializado?

O erro mais comum é querer copiar ideias de redes sociais como o Pinterest, sem ter conhecimento técnico sobre arquitetura.

 

Existe algum ponto crítico que sempre te acende um alerta quando você chega pela primeira vez numa escola?

Sim, a resistência dos gestores que, muitas vezes, têm receio de iniciar  a mudança.

 

O que muda quando uma escola toma a decisão de contratar um especialista em arquitetura escolar para reorganizar ou planejar sua expansão? Quais as vantagens dessa parceria?

Criamos espaços que favorecem autonomia, movimento, concentração, convivência e inclusão. Nada é pensado apenas pela estética. As soluções propostas são pautadas em normas, técnica e experiência. São mais de 20 anos trabalhando no ramo. Eu acredito que as quatro principais vantagens são segurança, precisão, agilidade no processo e reconhecimento de pais e alunos, que automaticamente gera fidelidade e rematrículas, aumentando o retorno financeiro da instituição.

Conheça o trabalho da Arquitetura para Escolas

Como você pôde ver pela entrevista com a Elaine, a arquitetura escolar é fundamental para evitar a grande maioria dos problemas encontrados na hora de reformar ou expandir uma escola.

A Arquitetura para Escolas considera todos os aspectos necessários para proporcionar um planejamento eficaz, uma obra tranquila e um resultado excepcional.

Conheça nosso trabalho e comece sua expansão pela etapa correta.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Siga-nos nas Redes Sociais

Post Recentes