Imagem da biblioteca do ESI Colégio São José.

Antes e Depois: Confira o Projeto Transformador da Biblioteca do ESI Colégio São José

O ESI Colégio São José, colégio particular em Santo André, SP, teve sua biblioteca reformada pela Arquitetura para Escolas.

A nova lei prevê que toda escola pública deverá ter uma biblioteca e um bibliotecário responsável pela sua manutenção. Neste artigo, você verá como a Arquitetura para Escolas reformou a biblioteca do ESI Colégio São José, comparando o antes e o depois.

Como Era a Biblioteca do ESI Colégio São José Antes?

A biblioteca do ESI Colégio São José tinha 130 m² e, com a reforma, ganhou mais 30 m². Ela possuía estantes metálicas agrupadas de forma abarrotada e sem muito planejamento.

antes da biblioteca

Havia móveis de função ultrapassada e em desuso, carteiras tomando grande parte do espaço e notava-se uma ausência de layout.

ambiente antes da reforma

As cores do ambiente também não contribuíam para estimular a curiosidade.

ambiente antigo

O balcão fechava o acesso dos alunos aos livros e todo o conjunto era pouco atrativo.

ambiente antigo sem bom aproveitamento do espaço

Além disso, havia parte do piso em cerâmica e parte em piso vinílico, tipo Paviflex, que precisava ser substituído pois não teria peças para reposição após a obra.

Espaço antes da reforma

Por fim, a iluminação não conseguia cumprir seu papel de proporcionar conforto visual em um ambiente onde a leitura é a principal atividade.

Diante disso a direção da escola procurou a Arquitetura para Escolas, relatando as dificuldades de atendimento e a necessidade de renovação.

Como foi a Atuação da Arquitetura para Escolas?

O projeto foi desenvolvido durante o período de aulas e a reforma foi feita durante as férias, com prazo para entrega na volta às aulas, tudo muito bem planejado.

A biblioteca passou por etapas de demolição, construção, acabamento e marcenaria. A principal dificuldade foi remover o piso, que estava muito bem colado ao contrapiso.

Foi utilizada uma máquina para quebrar e lixar até remover toda a cola, pois a mesma mancharia o novo piso emborrachado.

Toda a reforma durou 40 dias, e você pode ver a progressão nas imagens abaixo:

Início da reforma

Início da reforma

Andamento da reforma

Finalizando a reforma

Finalizando a reforma

Qual foi o Resultado?

As estantes metálicas foram repintadas e reaproveitadas, assim como parte das mesas e cadeiras. A acústica foi melhorada com a instalação de piso vinílico, que também trouxe o conforto térmico, especialmente para para os alunos da educação infantil que sentam no chão durante a contação de histórias.

Reforma finalizada

A entrada da biblioteca foi valorizada com uma linda árvore em marcenaria, um móvel escolar multifuncional, sendo o principal atrativo do novo espaço e servindo para abrigar alguns livros de fácil acesso aos alunos.

Reforma concluída

Sob a árvore, foram colocados nichos para a gibiteca e um espaço para sentar, ler, debater e ouvir. Na lateral, colocamos uma arquibancada com as mesmas funções, além de aproveitar para guardar os livros.

Essa arquibancada também cria a ideia de assembleia, bate-papo e discussão, já que está voltada para a árvore, ampliando a roda de leitura.

Reforma finalizada

O balcão da biblioteca foi desenhado para melhor receber os alunos e organizar as saídas e devoluções de livros.

Reforma finalizada

Há também os espaços com mesas de estudo que podem servir para uso individual ou em grupo, e foi utilizada uma nova iluminação com painéis de LED para dar mais conforto visual à leitura.

Reforma finalizada

Uma das adições mais bem recebidas foi a varanda da leitura. Esse espaço, que antes estava em desuso, se tornou um verdadeiro espaço de convivência.

Reforma finalizada

Foi aberto um acesso a essa varanda, que foi reformada com bancos, plantas e um novo piso. Hoje, é um dos espaços mais usados pelos alunos, tanto para atividades na biblioteca quanto para reuniões nos intervalos.

O espaço foi pensado como um quintal de avó, desde a escolha dos revestimentos até sua função, com peças reaproveitadas da demolição e de obras anteriores da escola, que estavam guardadas.

O resultado foi um ambiente que se tornou um ponto de encontro para os alunos, diretamente integrado à biblioteca e, portanto, incentivando a visita ao espaço de leitura.

Reforma finalizada

Com tudo isso, o ESI Colégio São José conseguiu ressignificar a biblioteca, transformando-a em um espaço atrativo, convidativo e muito funcional, além de muito bem decorado.

Quer Transformar sua Escola Também?

A Arquitetura para Escolas realiza projetos de reforma e construção de espaços escolares, levando em consideração todos os detalhes arquitetônicos para entregar um ambiente funcional e revitalizado, que aproveita o espaço disponível.

Conheça o nosso trabalho e promova o bem-estar dos seus alunos!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Siga-nos nas Redes Sociais

Post Recentes

Post Relacionados